MENINGITE (A, C, W e Y)

 

 

Doença: A Meningite causada por Haemophilus do tipo b (Hib) é uma doença grave, responsável pela morte de aproximadamente 5-10% dos pacientes, independentemente de tratamento.

 

Principais sintomas são: febre alta, dor de cabeça muito forte, vômitos em jato e rigidez na nuca. O índice de mortalidade é alto e quem sobrevive pode ficar com sequelas permanentes como surdez, danos cerebrais, amputações de membros e etc..


Outra doença séria causada por Hib é a epiglotite, uma infecção que provoca o inchaço da epiglote que pode levar ao bloqueio da traqueia e causar a morte por asfixia.


A bactéria Hib também pode causar outras doenças graves: artrite séptica, osteomielite (infecção das articulações e ossos), sépsis, pericardite e pneumonias.


O Haemophilus do tipo b é contagioso. Uma criança doente pode facilmente contagiar outra e esta infecção pode se espalhar rapidamente, especialmente em creches e escolas maternais, onde crianças portadoras da bactéria estão em contato muito próximo com outras crianças.

 

A transmissão se dá por gotículas de saliva e aumenta sua prevalência no inverno devido aos ambientes mal ventilados (fechados). Para sua prevenção recomenda-se também não compartilhar alimentos e objetos de uso pessoal.

 

 

VACINA MENINGOCÓCICA CONJUGADA TIPO C

 

Indicação: Proteção contra as meningites causadas pelos meningococo tipo C.

 

Quem pode se vacinar: Crianças a partir de 2 meses, adolescentes, adultos e idosos.

 

Contra-indicações: Quadro febril agudo ou alergia grave a um dos componentes da vacina.

 

Esquema de doses:

 

Crianças de 2 meses a 6 meses de idade: 3 doses: primeira dose o mais precocemente possível a partir de 2 meses de vida, a segunda dose 2 meses após a primeira e um reforço aos 15 meses.
Obs: quando a vacinação é iniciada fora desta faixa etária, o esquema de vacinação pode sofrer alterações.

 

Reações Adversas: Dor, vermelhidão, enduração locais. Raramente febre e irritabilidade.

 

Apresentações:

 

Disponibilidade: Rede Pública para crianças maiores de 3 meses e menores de 2 anos de vida, na rede privada de vacinação pode ser dada a partir de 2 meses de idade, sem limite da idade máxima.

 

 

MENINGOCÓCICA POLISSACARÍDICA A+C

 

Indicação: Proteção contra as meningites causadas pelos meningococo tipo A e C.

 

Quem pode se vacinar: Crianças a partir de 2 anos, adolescentes, adultos e idosos.

Essa vacina só deve ser usada em situações especiais, tais como epidemias e viagens para locais onde haja risco de meningite por meningococo A.  No Brasil, no momento, não existe circulação do meningococo A.  

Por ser vacina com eficácia menor, sem memória imunológica e sem eficácia em menores de 2 anos de idade, NÃO É VACINA USADA DE ROTINA, necessitando prescrição médica específica.

 

Contraindicações: Menores de 2 anos de idade e as contra-indicações gerais de todas as vacinas: quadro febril agudo ou alergia grave a um dos componentes da vacina.

 

Esquema de doses: Dose única, a partir de 2 anos de idade.

 

Reações Adversas: Dor, vermelhidão e enduração locais.

 

Via de aplicação: Intramuscular.

 

Disponibilidade: Rede Privada

 

 

VACINA MENINGOCÓCICA CONJUGADA ACWY

 

Indicação: Protege contra 4 tipos de meningite (A, C,W e Y), sendo que alguns desses tipos são muito prevalentes em outros continentes. Importante ser tomada tanto para a proteção inicial quanto para os indivíduos já vacinados apenas contra a meningite C (reforço para adolescentes e adultos). Recomendada também para viajantes.

 

Quem pode se vacinar: A pode ser aplicada em pessoas a partir de 11 anos de idade, inclusive adultos sob prescrição médica.

 

Contraindicações: apenas as contraindicações gerais de todas as vacinas: quadro febril agudo ou alergia grave (anafilaxia) a um dos componentes da vacina.

 

Esquema de doses: Crianças a partir de 11 anos de idade, em dose única. Reforços somente sob critério médico.

 

Eventos Adversos: São raros e geralmente locais. Podem ocorrer nas 24/48 horas seguintes à aplicação.

 

Apresentações: Vacina meningocócica ACWY, conjugada ao CRM197

 

Via de aplicação: Intramuscular.

 

Disponibilidade: Rede Privada

 


A vacina Meningocócica pode ser combinada também com:

 

 

 

Fotos