TÉTANO - DIFTERIA e TÉTANO

 

 

A vacina contra a difteria e o tétano existe em combinações com outras vacinas e a escolha e a indicação da apresentação são prerrogativas do médico.

 

 

VACINA ANTITETÂNICA E ANTIDIFTÉRICA

(dT–Dupla Bacteriana Adulto)

 

 

Indicação: Proteção contra tétano e difteria, usada a partir de 7 anos de idade.

 

Doença: O tétano é uma doença infecciosa, não contagiosa, causada pela ação de toxinas doClostridium tetani sobre o sistema nervoso central. A doença caracteriza-se por hipertonia da musculatura estriada, generalizada ou não, atingindo os músculos masseteres, a musculatura para-vertebral, o músculo da nuca, músculo da parede anterior do abdômen e musculatura dos membros. Essa contratura permanente pode se intensificar e causar o espasmo ou convulsão tônica a qual é responsável pela maioria dos óbitos. A difteria é uma doença infecciosa aguda, causada pelo Corynebacterium diphtheriae, que atinge preferencialmente crianças até 10 anos de idade. A angina diftérica é a forma clínica mais frequente caracterizada por queda do estado geral, palidez, anorexia, febre e dor de garganta com formação de exsudato espesso acometendo a faringe, as amígdalas, os pilares anteriores, a úvula, o palato mole e a retrofaringe; por vezes a angina diftérica apresenta intensa toxemia (difteria maligna).

 

Quem pode se vacinar:

 

Contraindicações: Contraindicações gerais de todas as vacinas: quadro febril agudo ou alergia grave a um dos componentes da vacina.

 

Esquema de doses:

 

Crianças acima de 7 anos e adultos não vacinados ou com vacinação desconhecida: três doses com intervalos de dois meses entre as doses. A partir daí, reforços a cada 10 anos.

Crianças acima de 7 anos e adultos com esquema primário de três doses completo: uma dose de reforço a cada 10 anos.

 

Preferencialmente deve-se utilizar a vacina tríplice bacteriana acelular do tipo adulto (dTpa).

 

Gestantes: uma dose ou mais (dependendo do histórico vacinal), preferencialmente a partir do segundo trimestre da gestação. No puerpério, uma dose da vacina tríplice bacteriana acelular do tipo adulto (dTpa).

 

Eventos Adversos: Febre, dor e vermelhidão local.

 

Via de Aplicação: Intramuscular.

 

Disponibilidade: Rede Pública e Rede Privada.

 

 

 

 

VACINA ANTITETÂNICA - ATI

 

 

Indicação: Proteção contra tétano em todas as idades.

 

Quem pode se vacinar: Crianças, adultos e idosos.

 

Contraindicações: Não há, exceto as contra-indicações gerais de todas as vacinas: quadro febril agudo e intenso ou alergia a um dos componentes da vacina.

 

Esquema de doses: Esta vacina NÃO ESTÁ RECOMENDADA EM ESQUEMAS DE VACINAÇÃO DE ROTINA. Sua indicação é restrita e deve ser analisada pelo médico.

 

Eventos Adversos: Febre, dor e vermelhidão local.

 

Via de aplicação: Intramuscular.