VARICELA (CATAPORA)

 

 

Indicação: Proteção contra a varicela (catapora).

 

Doença: A varicela (catapora) é uma doença altamente contagiosa podendo causar graves complicações. Até recentemente, o esquema vacinal contra a varicela para as crianças menores que 13 anos era de uma única dose administrada a partir dos 12 meses de idade.

Relatos de casos de varicela em crianças previamente vacinadas com uma única dose têm sido frequentemente descritos; embora os casos de catapora nas pessoas previamente vacinadas sejam menos graves, eles são contagiosos e responsáveis por surtos. Estudos evidenciaram que 15% a 20% dos vacinados respondem parcialmente ou não respondem a uma única dose da vacina contra a varicela.

Estudos demonstraram que a ocorrência de casos de varicela nas pessoas que receberam duas doses da vacina é significativamente menor do que naqueles que receberam dose única; a resposta imune também foi maior e mais duradoura naqueles que receberam duas doses.

Com o objetivo de reduzir os riscos de adquirir varicela nas pessoas vacinadas com uma única dose, novas recomendações na vacinação contra a varicela foram recentemente adotadas pelo Advisory Committee on Immunization Practices (ACIP/EUA) e aprovadas pela Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIM).

O novo esquema proposto é composto por duas doses. Quando a primeira dose for administrada entre 12 e 15 meses, a segunda dose deverá ser administrada entre os 4 e 6 anos de idade. A segunda dose da vacina contra a varicela poderá ser administrada antes dos 4-6 anos, desde que haja um intervalo de pelo menos três meses entre a primeira e a segunda dose.

 

Quem pode se vacinar: Crianças a partir de 12 meses de idade, adolescentes e adultos.

Em alguns casos especiais, a vacina pode ser aplicada em crianças a partir dos nove meses , dependendo de orientação médica e avaliação de riscos. Apenas a vacina do laboratório GSK está licenciada para aplicação em crianças a partir dos nove meses de idade.

 

Contra-indicações: Imunodeprimidos, gestantes, crianças menores de 9 meses, alergia grave a componentes da vacina ou a dose prévia da vacina (anafilaxia).

 

Esquema de doses:

Crianças de 1 ano – 2 doses, sendo a primeira na data escolhida e a segunda entre 4 e 6 anos

Adolescentes e adultos – 1 dose, ficando a segunda dose a critério do médico prescritor de acordo com as individualidades de cada paciente.

 

O médico poderá também optar por vacinas combinadas para o reforço infantil ou adulto como:

Eventos Adversos: Podem ocorrer 10 a 15 dias após a aplicação: quadro brando de lesões na pele semelhantes à varicela.

 

Via de aplicação: Subcutânea ou intramuscular.

 

Disponibilidade: Rede Privada

 

 

Fotos