HEPATITE A ou HEPATITE A+B

 

 

Indicação: Proteção contra a hepatite causada pelo vírus A, que é transmitido por água e alimentos contaminados, principalmente em áreas endêmicas e com saneamento básico precário.

 

Doença: A Hepatite A é adquirida principalmente pela via oro-fecal através do contato pessoa a pessoa ou pela ingestão de alimentos ou água contaminados que atinge basicamente o fígado. A hepatite A pode acometer as diversas faixas etárias. A gravidade do quadro clínico aumenta de acordo com a idade da pessoa; no adulto, a hepatite A é comumente acompanhada de sintomas. Embora a infecção pelo vírus da hepatite A não resulte em hepatite crônica, ela é uma causa importante de morbidade e raramente de óbito. Pessoas que já tiveram algum tipo de hepatite são mais suscetíveis a terem outros, como por exemplo Hepatite do tipo B, tipo C, etc...

 

Os sintomas são icterícia, cansaço, dor abdominal, náusea, diarreia, urina escura e fezes claras. É comum em berçários e pré-escolas.

 

A hepatite fulminante é a complicação mais temida desta infecção.

 

A vacina contra a hepatite A proporcionou uma forma segura e eficaz de controle desta doença. A vacina também está recomendada para a imunização de crianças, adolescentes e adultos.

 

Embora não tenha sido bem estabelecido a duração da imunidade induzida pela vacinação, atualmente estima-se que esta deve se estender por pelo menos 20 anos.

 

Quem pode se vacinar:

 

Contraindicações: Quadro febril agudo ou alergia grave (anafilaxia) a um dos componentes da vacina.

 

Esquema de doses: 2 doses, sendo a segunda 6 meses após a primeira. A escolha da formulação pediátrica ou adulta dependerá da idade do paciente.

 

A vacina contra Hepatite A é uma vacina inativada, portanto, sem riscos teóricos para a gestante e o feto. Deve ser aplicada preferencialmente fora do período da gestação, mas em situações de risco a exposição ao vírus, não está contraindicada em gestantes, porém deverá ser prescrita pelo médico que acompanha a gestação desta paciente.

 

Eventos Adversos: Raros (menos de 5%). Reações locais são as mais comuns, até 24 após a aplicação.

 

Apresentações:
Vacina Simples: Vacina Hepatite A adulto e pediátrica

Vacinas Combinadas: Vacina Hepatite A e B

 

Via de aplicação: Intramuscular.

 

Disponibilidade: Rede Particular

 

 

Fotos