Busca
O que ├ę Herspes Z├│ster?

O que é Herpes Zóster?

 

Herpes zoster é uma infecção viral que provoca vesículas na pele e geralmente é acompanhada de dor intensa. Ela pode acometer qualquer parte do seu corpo, mas é mais frequente no tronco e no rosto, evidenciando-se como uma faixa de vesículas em apenas um dos lados do corpo.

É causado pelo vírus varicela-zoster – o mesmo agente da catapora – e acomete pessoas que tiveram catapora em algum momento da vida e ficaram com vírus latente (adormecido) em gânglios do corpo. Anos mais tarde, esse vírus pode reativar na forma de herpes zóster.

Embora não seja uma condição de risco de vida, o herpes zóster pode ser muito doloroso. Vacinas podem diminuir as chances de se ter a doença, enquanto o tratamento precoce reduz a chance de complicações.

Getty Images
Hérpes Zóster acomete pessoas que tiveram catapora e provoca diversas vesículas no corpo

 

Causas

 

Como já citado, qualquer pessoa que teve catapora em algum momento da vida pode desenvolver herpes zóster. Depois de se recuperar da catapora, o vírus fica alojado em gânglios próximos ao sistema nervoso e permanece latente por anos. Eventualmente pode reativar e “viajar” ao longo das vias nervosas para a pele – produzindo as erupções.

A razão para o herpes zóster ocorrer não é clara. Pode ser que ele aconteça devido à baixa imunidade uma vez que ele é mais comum em idosos e pessoas com sistemas imunológicos debilitados.

O vírus que causa a varicela e o herpes zoster não é o mesmo vírus responsável pelo herpes labial ou genital. São vírus de famílias diferentes, tendo em comum apenas o nome herpes.

 

É contagiosa?

Ainda que raro, uma pessoa com herpes zoster pode transmitir o vírus varicela-zoster para quem não está imune à catapora. Isso ocorre por meio do contato direto com as lesões da pele. Uma vez infectada, a pessoa poderá desenvolver catapora, correndo o risco de desenvolver herpes-zoster no futuro.

 

A varicela pode ser grave para alguns grupos de pessoas. Até a regressão das lesões da pele deve-se evitar o contato físico com:

 

  • Qualquer um que tenha um sistema imunológico debilitado
  • Recém-nascidos (principalmente prematuros)
  • Grávidas.

 

Fatores de risco

Quem já teve varicela pode desenvolver herpes zoster. Os fatores que podem aumentar o risco do herpes zoster aparecer incluem:

 

  • Idade, quanto maior a idade maior é o risco
  • Doenças que debilitam o sistema imunológico, tais como HIV/AIDS e câncer
  • Tratamentos para câncer
  • Medicamentos contínuos que reduzem a imunidade.

 

 sintomas

Sintomas de Herpes Zóster

O herpes zoster pode aparecer em qualquer parte do corpo, mas geralmente acomete apenas um lado do corpo - esquerdo ou direito. É comum a erupção começar no meio das costas em direção ao peito, mas também pode aparecer no rosto em torno de um olho. É possível ter mais de uma área de erupção no corpo.

O herpes zoster se desenvolve em fases:

 

Período de incubação (antes das erupções)

  • Dor
  • Ardor e sensação de cócegas e/ou formigamento na área em torno dos nervos afetados
  • Calafrios
  • Distúrbio gastrointestinal.

 

Esses sinais podem aparecer alguns dias antes de uma erupção acontecer. O desconforto geralmente ocorre no peito ou nas costas, mas pode afetar barriga, cabeça, face, pescoço, braço ou perna. Os calafrios e dor de estômago, com ou sem diarreia, aparecem poucos dias antes das erupções e podem persistir durante o período das lesões da pele.

Getty Images
Na fase ativa, erupções acontecem e causar dor

 

 

Fase ativa

Nessa fase a erupção aparece. O fluído dentro das vesículas é claro no início, mas pode tornar-se turvo após três ou quatro dias. Algumas pessoas podem ter uma erupção mais suave, quase imperceptível. As erupções:

 

 

  • Podem ocorrer na testa, bochecha, nariz ou em torno de um dos olhos (chamado também de herpes zoster oftálmico)
  • Pode ser acompanhada de dor, descrita como "agulhas penetrantes na pele"
  • As vesículas vão regredir gerando uma crosta que persiste por cinco dias em média.

 

A erupção cura em cerca de duas a quatro semanas, embora algumas cicatrizes possam permanecer.

 

Fase crônica (Neuralgia pós-herpética)

Neuralgia pós-herpética é a complicação mais comum do herpes zoster (10 a 15% das pessoas que tiveram herpes zoster vão desenvolver a neurite pós-herpética). Tem a duração de pelo menos 30 dias e pode continuar por meses ou anos. Os sintomas são os seguintes:

 

  • Queimação e pontadas na área onde ocorreram as erupções
  • Dor persistente no local, que pode durar anos
  • Extrema sensibilidade ao toque.

 

A dor afeta mais comumente a testa ou o peito, afetando as atividades diárias, como comer, dormir e trabalhar. Também pode levar à depressão.

O herpes zóster pode ser confundido com outras doenças que causam sintomas semelhantes. A dor da neurite pós-herpética pode ser confundida com uma apendicite, um ataque cardíaco, úlceras, ou enxaqueca, dependendo da sua localização.

Fonte: http://www.minhavida.com.br/saude/temas/herpes-zoster


Data da Postagem: 16/07/2015
Contatos: (55) 3375-3007 | (55) 9.9637-7568 (WhatsApp) | Email: comercial@novvaimune.com.br
Copyright © Novva Imune 2012-2020